IMDA

PALESTRANTES

Convidados Especiais

Antonio Augusto Junho Anastasia, Governador do Estado de Minas Gerais

 

Marcio Araújo de Lacerda - Prefeito de Belo Horizonte. (A confirmar)


Edimur Ferreira de Faria - Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo  IMDA. Doutor em Direito Administrativo pela UFMG, Diretor da Faculdade de Direito PUC Minas.


Conferistas

Ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha (DF) – Ministra do Supremo Tribunal Federal. Mestre em Direito Constitucional pela UFMG. Professora Titular de Direito Constitucional da PUC-MG.


Danièle Lochak (França) – Professora Emérita da Université Paris Ouest-Nanterre. Doutora em Direito Público. Ex-Diretora do CREDOF – Centre de Recherches et d’Études sur les Droits Fondamentaux.


Jacques Chevallier (França) – Professor de Direito Público, Ciência Administrativa e Ciência Política na Université Panthéon-Assas Paris 2. Doutor em Direito Público. Diretor do CERSA Centre d’Études et de Recherches de Sciences Administratives et Politiques.


Palestrantes

Alécia Paolucci Nogueira Bicalho (MG) Diretora Secretária do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Advogada.


Ana Carolina Wanderley Teixeira (MG)Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Doutoranda em Direito Administrativo pela Universidade de Paris. Diretora de Publicações do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Professora na Faculdade de Direito Milton Campos.


Cláudio Couto Terrão (MG)Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Presidente do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil.


Cristiana Fortini (MG) Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Professora de Direito Administrativo da UFMG. Ex-Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo.


 

Daniela Mello (MG) Mestre e Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Assessora de Conselheiro no Tribunal de Contas de Minas Gerais


Eurico Bitencourt Neto (MG)Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Vice-Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública.


Fabrício Motta (GO) Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Presidente do Instituto Goiano de Direito Administrativo.
Professor de Direito Administrativo da UFG.


 Filipe de Filippo (MG)Mestre em Direito Público. Professor de Direito Administrativo e Previdenciário da PUC MINAS em Contagem. Advogado.


Florivaldo Dutra de Araújo (MG) Professor de Direito Administrativo na UFMG. Mestre e Doutor em Direito pela UFMG. Procurador da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


Geraldo Spagno Guimarães (MG)Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Membro do Conselho Fiscal do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Advogado.


Ingo Wolfgang Sarlet (RS) Doutor em Direito pela Universidade de Munique. Professor Titular de Direito Constitucional na PUC-RS. Membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais. Juiz de Direito no Rio Grande do Sul.


José dos Santos Carvalho Filho (RJ) Mestre em Direito pela UFRJ. Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Direito Administrativo.


 

Júlio César dos Santos Esteves (MG) Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Secretário de Estado Adjunto de Casa Civil e de Relações Institucionais de Minas Gerais. Ex-Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Professor da Faculdade de Direito da PUC-MG.

 

 

Leonardo Carneiro Assumpção Vieira (MG)Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professor de Direito Administrativo da UNA. Diretor Tesoureiro do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública. Consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

 

Licurgo Mourão (MG)Auditor do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Mestre em Direito Econômico pela UFPB. Doutorando em Direito Financeiro pela USP. Professor Convidado da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.


Luciana Raso (MG)Mestre e Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Diretora da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo.


Luciano Ferraz (MG)Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFMG. Professor da Faculdade de Direito da UFMG. Diretor Tesoureiro do Instituto Mineiro de Direito Administrativo.


Luís Manuel Fonseca Pires (SP)Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela PUC-SP. Juiz de Direito no Estado de São Paulo. Professor da PUC-SP.


Luísa Cristina Pinto e Netto (MG) Mestre em Direito Administrativo pela UFMG;  Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Procuradora do Estado de Minas Gerais. Diretora-Secretária do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública. Professora da PUC-MG.


Lyssandro Norton Siqueira (MG) - Procurador do Estado. Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC/RIO. Professor dos cursos de Direito do UNIBH e da UNA e dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Direito Milton Campos.


Márcio Cammarosano (SP) Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Professor de Direito Administrativo da PUC-SP. Advogado.


Maria Coeli Simões Pires (MG) Mestre e Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Professora de Direito Administrativo da UFMG. Secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais de Minas Gerais.


  Maria Elisa Braz Barbosa (MG) Doutoranda em Filosofia do Direito pela UFMG. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professora de Direito Administrativo da Faculdade de Direito Milton Campos.

 


Maria Fernanda Pires de Carvalho (MG)Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professora de Direito Administrativo da UNA. Diretora Social do Instituto Mineiro de Direito Administrativo.


Maria Sylvia Zanella Di Pietro (SP) Professora da Faculdade de Direito da USP. Procuradora do Estado de São Paulo, Aposentada. Autora de várias obras, dentre elas Direito Administrativo Editora Atlas, 26ª edição,2013.


Maria Tereza Fonseca Dias (MG) Mestre e Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Professora de Direito Administrativo da UFMG. Professora da Universidade FUMEC.


Onofre Alves Batista Júnior (MG)Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito Administrativo pela UFMG. Professor da Pós Graduação e Graduação da UFMG. Procurador do Estado de Minas Gerais.


 

Pedro Bitencout Marcondes (MG)Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professor de Direito Administrativo do UNI-BH.


Plínio Salgado (MG) – Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Ex-Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Controlador Geral do Estado de Minas Gerais


Raquel Dias da Silveira (PR) Mestre e Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública. Professora das Faculdades Integradas do Brasil (PR).


Raquel Melo Urbano de Carvalho (MG)Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Procuradora do Estado de Minas Gerais.


Roberto Sorbilli Filho (MG)Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFMG. Professor da Faculdade de Direito da PUC-MG. Diretor de Consultoria do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


Rogério Medeiros (MG) - Doutor em Direito Administrativo pela UFMG. Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.


Rúsvel Beltrame Rocha (MG)Mestre em Direito Urbanístico pela PUC-SP. Procurador Geral do Município de Belo Horizonte.


Sérgio Ferraz (SP) Ex-Professor de Direito Administrativo da PUC-RJ. Ex-Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros. Ex-Decano do Conselho Federal da OAB.


 

Sérgio Pessoa de Paula Castro (MG) Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica da Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais.


Tatiana Camarão (MG) Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professora de Direito Administrativo da UNA.


  Virginia Kirchmayer (MG) – Advogada. Pós-graduada em Direito Municipal pela INC-IDM.

 


Presidentes de Mesa


 

Pedro Paulo de Almeida Dutra

 

 

Vicente de Paula Mendes


*Palestrantes sujeitos a confirmação e alterações